11 dezembro 2006

CLIKS DA DECISÃO

FOTOS DOS JOGOS EM CHAPADINHA E S. LUIS

Julhy (10): 0 melhor do 2º jogo



Acima: Saulo chuta por cima do gol (em S. Luis) Acima e abaixo: Cléo (11) e Zé Raimundo em Chapadinha

SAMPAIO VAI DECIDIR COM MOTO

GALO JOGA MELHOR MAS SAMPAIO É CAMPEÃO
Segunda, 11-12-06, 22:40 WF

O Chapadinha realizou ontem, sem dúvida sua melhor partida no estadual 2006. Ninguém em sã consiência ousaria dizer que o "Galo" não merecia vencer, nem mesmo o mais fanático cronista ou torcedor do Sampaio (ou os dois ao mesmo tempo). O Chapadinha sabia que precisva vencer e sabia também, que tinha time para tal, por isso ignorou os mais de 6 miltorcedores que compareceram ao Nhozinho Santos e partiu pra cima dos donos da casa logo nos primeiros segundos de partida, deixando o time tricolor completamente assustado. A torcida do Galo, cerca de 400 pessoas que foram de ônibus ou carro particular, foi quem mais se animou no começo da partida com duas descidas de Tica, que, em menos de 2 minutos cruzou duas bolas na área, sendo que numa delas Rivelino quase marca para o Chapadinha. Nos 15 primeiros minutos só deu Galo que fez uma blitz geral na defesa do Sampaio. Rivelino ainda chegou a perder um gol incrível, chutando fraco pro gol, quando podia ter tocado pra Jean que ficaria mano-a-mano gom o goleiro. O Sampaio também assustou numa bola de Jurandir que bateu na trave, depois de um chute de longa distância.

Aos 18 minutos, o árbitro Luis Gonzaga amarelou ao não marcar um penalti claro do goleiro Juninnho em Jean. Quando o atacante do Chapadinha ia ficar sozinho com a trave, Juninho, sem alternativa, meteu a mão no peito de Jean, derrubando-o e cometendo penalti e o juiz, como já disse nada marcou. (A imagem da TV é clara e dispensa qualquer tipo de interpretação técnica ou emotiva) Por muito menos que isso o árbitro marcou diversas faltas contra o Galo.

Aos 38 minutos, Rivelino recebeu passe "açucarado" de Evandro dentro da área e, quando ia chutar foi derrubado pelo zagueiro do Sampaio. Dessa vez Gonzagão marcou. Ninguém do Sampaio reclamou. Não tinha porque.Osvaldo, que já havia feito 5 gols de penalti, pegou a bola e com categoria deslocou o goleiro fazendo 1 a 0 pro Chapadinha. Já era merecido.A trocida do Chapadinha ainda estava comemorando o gol quando Rivelino recebeu um passe em profundidade e fuzilou em direção ao gol. A bola passou raspando a trave e bateu na rede pelo lado de fora. Três minutos depois, o meia Saulo do Sampaio se atirou na entrada da grande área do Galo e queria penalti. Gonzagão não caiu na dele e ainda o premiou com o cartão amarelo. Dirigentes do Tubarão foram ao desespero. Nas cadeiras do estádio, o cartola tricolor Edvaldo Coelho discutiu com Alberto Ferreira, presidente da FMF e só não o chamou de gente. Alberto, ato contínuo, devolveu os "elogios". Os ânimos estiveram bastante acirrados. (mais uma vez recorri às imagens da TV que mostraram que mesmo que tivesse sido falta, a jogada foi um pouquinho fora da área)

O primeiro tempo acaba e a ridícula cena acontece: dirigentes do Sampaio (Geografia e Edvaldo Coelho, este último mais exaltado) invadem o campo para agredirem o árbitro. Imaginem o espetáculo. A pressão foi grande em cida dos árbitros.

O segundo tempo começa, um minuto de jogo e o atacante Jurandir arrisca um chute de longe (aliás, só tava dando pra chutar de longe mesmo) e a bola no braço de Tica que estava em cima da linha da grande área. Gonzagão perece que só estava esperando uma oportunidade. Penalti. Os jogadores do Chapadinha ainda esboçaram uma reclamação. Pra quê? Jurandir bateu forte. no canto esquerdo, baixo de André que quase evita o gol. 1 a 1.

O Chapadinha demorou pelo menos uns 5 minutos para assimilar o gol. Passado o baque, o time do Chapadinha armou a barraca no campo de defesa do Sampaio que se limitou apenas a jogar com o regulamento debaixo do braço e se defender o tempo todo. Os jogadores do Sampaio não pouparam faltas mais duras nos do Galo. Numa jogada sem contato físico nenhum, um jogador do Sampáio deu um chutão na bola e depois partiu pra cima de Evandro. Quase o pau quebrou. Em outra situação, fora do lance de jogo, o meia Cléo atingiu covardemente o olho esquerdo do lateral Erly que teve que ser substituído por Betinho. O que aconteceu com Cléo? Nada.

Cabrera colocou ainda Pelezinho e Mota. O Galo manteve-se no ataque e criando chances, mas o gol não saiu. Final: Sampaio 1-1 Chapadinha.

A torcida do Sampaio, óbvio, fez a festa, mas os jogadores do Galo saíram de cabeça erguida, e aplaudidos, de pé, pela torcida chapadinhense e (pela parte consciente) da torcida do Sampaio.

De qualquer forma, o Galo teve uma participação brilhante neste campeonato e só não conquistou o segundo truno porque o futebol tem dessas coisas. Nem sempre vence o melhor, senão o Chapadinha teria vencido os dois jogos, onde foi muito melhor que o Sampaio.

O meia Julhy do Chapadinha foi eleito o melhor em campo.
Rivelino tem propostas de clubes de outros estados e pode deixar o Galo.
Cabrera permanece no comando da equipe e já recebeu carta-branca do presidente Magno para montar o time do próximo ano. Cabrera adiantou que pretende manter a mesma base e pedir pelo menos 4 ou cinco jogadores para reforçar o elenco.